top of page

(Re)produção Local de Desinformação: A Cobertura da CPI das ONGs na Amazônia Legal

  • Foto do escritor: Rafaela  Campos da Silva
    Rafaela Campos da Silva
  • 9 de jan.
  • 1 min de leitura

Anais do 22º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo


Os "desertos de notícias" da mídia local da Amazônia Legal são terreno fértil para a desinformação socioambiental, que descredibiliza o trabalho da sociedade civil organizada.


O artigo investiga a cobertura da mídia local sobre a atuação de organizações socioambientais na região, antes e durante a CPI das ONGs, ocorrida em 2023.


Analisamos sistematicamente 2.261 matérias para mapear o enquadramento do tema e os personagens citados, além de identificar indícios de reprodução de conteúdo e as fontes amplificadas para entender quem pauta e como se caracteriza a cobertura da região. O ataque ás ONGs predomina, com muita reprodução de conteúdo de agências de notícias, portais vinculados ao agronegócio e sites hiper partidários.


Os resultados demonstram a fragilidade da mídia local amazônica, que está sujeita aos interesses anti-ambientais de atores com influência política e econômica na região.


 

Como citar: SANTOS, Marina Loureiro et al. (RE)PRODUÇÃO LOCAL DE DESINFORMAÇÃO: a cobertura da CPI das ONGs na Amazônia Legal. In: ANAIS DO 22º ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM JORNALISMO - VOL. 22, 2024, 2024, Belém. Anais eletrônicos..., Galoá, 2024.


Institucional
Contato
logo_atualizada_branca.png
assinatura.png
ufrj-horizontal-negativa-completa-telas.png

© NetLab UFRJ 2023.  Este trabalho pode ser copiado gratuitamente para fins de ensino e pesquisa não comerciais. Caso queira realizar quaisquer outros usos que infrinjam o direito autoral, contacte nossa coordenação por e-mail.

bottom of page