Campanhas orquestradas de desinformação e propaganda são frequentemente utilizadas para polarizar os debates online, radicalizar a percepção pública de temas sensíveis e criar pânico moral. Desinformação abarca informações falsas, rumores, informações com enquadramento sensacionalista e/ou distorcido e teorias da conspiração que possuem o intuito de influenciar negativamente a opinião pública. Portanto, compreender essas estratégias requer o conhecimento sobre o funcionamento do ecossistema de mídia por trás da disseminação de conteúdo nocivo, composto por meios de comunicação de grande porte, mídia alternativa, mídia hiper partidária, portais de junk news, anúncios online, plataformas de mídia social e chat apps.
Utilizando plataformas online que a sociedade não consegue auditar, diferentes campanhas usufruem de novas tecnologias para impulsionar narrativas e influenciar a opinião pública, a ação coletiva e as políticas governamentais. Dessa forma, as características e particularidades de cada plataforma também são fatores relevantes para compreender os objetivos políticos, sociais e econômicos dessas operações de influência. Nas diferentes mídias sociais, trolls, bots, perfis falsos, usuários anônimos e influenciadores se destacam na produção e compartilhamento de informações tendenciosas que beneficiam determinados interesses financeiros e políticos.
Nessa linha de pesquisa realizamos análises multiplataforma sobre estratégias de comunicação e desinformação em contextos como crises políticas, ataques às instituições democráticas e tentativas de deslegitimação da mídia tradicional. O NetLab tem uma agenda para o diagnóstico desse fenômeno informacional e suas consequências sociais e políticas no Brasil, visto que um ambiente de informação problemático pode ameaçar a segurança pública, fraturar a coesão social, reduzir a confiança nas instituições e ameaçar o Estado Democrático de Direito.